sexta-feira, 19 de abril de 2013

Economia Criativa e Empreendedorismo - por Leandro Valiati

Qual o papel do setor cultural na produção de bens que gerem resultados econômicos, sociais e de sustentabilidade?

O próprio conceito de Economia, que é anterior ao de Economia da Cultura, pode ajudar no entendimento de como os setores criativos impactam positivamente na geração de renda, empregos, além de proporcionar maior integração social pois lida diretamente com valores locais de uma comunidade, cidade ou país.

No vídeo abaixo, o economista Leandro Valiati fala sobre os temas abordados no curso “Economia Criativa e Empreendedorismo” que ministrará, juntamente com Ana Carla Fonseca, nos dias 08 e 09 de maio de 2013, no Instituto NT, em Porto Alegre (RS).



Sobre Leandro Valiati é economista (UFRGS), mestre em Urbanismo com ênfase em Economia da Cultura (UFRGS), doutor em Economia do Desenvolvimento (UFRGS). É professor de Economia, consultor e pesquisador especializado em Economia da Cultura e Economia Criativa em instituições nacionais e internacionais, entre elas FEE-RS, UFRGS, FACAMP-SP, Universidade de Valência- Espanha, Ministério da Cultura, UNESCO e OEI. Tem expertise em pesquisas de cadeias produtivas e impactos econômicos de setores culturais e indústrias criativas; coordenador de representativos estudos nacionais sobre os impactos econômicos do Audiovisual, Museus e Moda no Brasil. É organizador e autor dos livros Economia da Cultura: Bem-Estar Econômico e Evolução Cultural, editora da UFRGS, e Economia da Cultura e Cinema: notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul, editora Terceiro Nome.

Valiati é um dos co-realizadrores e ministrante do projeto "Economia Criativa, Empreendedorismo e O Poder da Cultura". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário