quinta-feira, 9 de maio de 2013

Casa cheia!

O primeiro dia de programação do projeto Economia Criativa, Empreendedorismo e O Poder da Cultura foi marcado por uma intensa troca de experiências e opiniões. 


 
Fotos Divulgação

Durante o Seminário Economia Criativa e a Cultura no RS o público que lotou a Sala Sarau do Instituto NT, no dia 07/05, teve a oportunidade de ouvir e debater com gestores públicos questões relativas ao crescimento dos segmentos criativos, discutir sobre o cenário para o empreendedorismo no Brasil e também cobrar a criação de marcos legais para simplificar a carga tributária e ampliar o acesso ao crédito para os empresários desse setor.

A Secretária de Economia Criativa do Governo Federal, Cláudia Leitão, expôs as linhas de ação da sua pasta para o desenvolvimento sustentável do mercado criativo e defendeu que a Economia Criativa não é um assunto apenas do Ministério da Cultura e sim de todos os ministérios que representam a sociedade civil.   Esses tópicos estão organizados no Plano da Secretaria da Economia Criativa - Políticas, diretrizes e ações - 2011 a 2014 .

 Foto Divulgação, Secretária de Economia Criativa Cláudia Leitão

Foto: Pam Hauber,  Secretária de Economia Criativa Cláudia Leitão

A Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC) apresentou durante o seminário o resultados das ações de fomento ao setor criativo através do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-RS) e exibiu o Mapa Digital da Cultura RS uma plataforma inedita no Brasil para catalogar os equipamentos culturais do estado e funcionará como serviço público ao cidadão e ao visitante do nosso estado, e também como uma ferramenta de participação e difusão da cultura que dialoga com o contexto atual de rapidíssima alteração dos dados e com a velocidade das dinâmicas sociais e econômicas típicas da era da cultura digital.

 Foto Divulgação, Gestor Executivo Pró-cultura RS, Rafael Balle

Foto Pam Hauber, Assessor para Estratégias de Inovação SEDAC, Iuri Freiberger

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre participou do evento trazendo para o público o trabalho de mapeamento que está sendo feito através do Sistema de Informação Cultural de Porto Alegre (SiC-PoA) pretende reunir e disponibilizar, num portal da internet, um catálogo amplo da cultura do Município, abrangendo desde os profissionais e grupos até os espaços onde estes se expressam; das escolas de arte às empresas e demais entidades do setor. Esses dados, visíveis sobre o mapa da cidade, serão úteis não apenas para orientar o governo no planejamento e avaliação de suas políticas culturais, mas permitirão também à sociedade um conhecimento mais profundo de seu próprio potencial e seus desafios.

A segunda parte do Seminário contou com a presença dos empreendedores criativos Vinícius Dambros e Giuliana Neuman (Loja Pandorga) e Greice Antes (estilista que possui uma grife com mesmo nome). A apresentação dos cases inspirou e permitiu ao público visualizar as oportunidades e os desafios para empreender no mercado criativo, tronando valores simbólicos e intangíveis em produtos e serviços inseridos no mercado econômico, gerando emprego, renda e sustentabilidade para profissionais de moda, design, tecnologia, arquitetura, cultura e tantos outros segmentos relacionados a Economia Criativa.

Foto Divulgação, Giuliana Neuman, Vinicius Dambros e Greice Antes

Foto Divulgação, o economista Leandro Valiati mediou o Seminário

Nenhum comentário:

Postar um comentário