quarta-feira, 15 de maio de 2013

Bibliografia da programação Economia Criativa, Empreendedorismo e O Poder da Cultura

Para quem foi e aproveitou e para quem não conseguiu vaga para as atividades da programação "Economia Criativa, Empreendedorismo e O Poder da Cultura", seguem dicas valiosas de bibliografia sobre os conteúdos abordados, de 07 a 11 de maio de 2013, no Instituto NT de Cinema e Cultura (Rua Marquês do Pombal, 1111 - POA/RS).

O projeto “Economia Criativa, Empreendedorismo e o Poder da Cultura” realizou um percurso formativo, de cinco dias, para familiarizar os gestores, produtores e empreendedores sobre os conceitos que permeiam a relação entre os setores criativos e a economia, destacando o impacto das cadeias produtivas da cultura no cenário sócio-econômico e o impulso do empreendedorismo criativo no Brasil e no Mundo.

A programação contou um seminário, três dias cursos e um pitching para empreendedores criativos do setor da cultura. 

Este projeto é uma iniciativa da Alecrim Produções Culturais com realização do Instituto NT de Cinema e Cultura, em parceria com a Garimpo de Soluções e CEMEC, com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura do RS.


Bibliografia “Economia Criativa, Empreendedorismo e O Poder da Cultura”


ANA CARLA FONSECA 



Economia da cultura e desenvolvimento sustentável
Autor: Ana Carla Fonseca Reis 
Editora: Manole 

Sinopse: 
Este livro nasce com uma missão ambiciosa e não desprovida de ousadia: analisar um tema tão valioso, simbólica e economicamente, como o dos caminhos de mão dupla que unem cultura e desenvolvimento sustentável. 
Essa proposta apóia-se sobre uma trama de três premissas. A primeira é a percepção de que os caminhos culturais têm paisagens tão mais variadas quanto mais rica for nossa identidade (ou nossas identidades) e mais consciente for nosso entendimento de sua dimensão estratégica. A segunda traduz essa dimensão em um caleidoscópio cujas facetas cultural, econômica e social se complementam para formar as várias imagens possíveis de nosso desenvolvimento. A terceira, por fim, reconhece que esses caminhos não são lineares. Eles se cruzam, bifurcam, reencontram-se, fundindo limites entre conceitos, articulando parcerias entre setores, descortinando horizontes que até então não se faziam visíveis. 
Propõe-se aqui a visão plural de cultura, economia e desenvolvimento sustentável. Para isso, é preciso girar o caleidoscópio, revelando a criatividade da economia, que se crê tão racional. Afinal, como disse Marx, "A razão sempre existiu mas nem sempre de modo racional." Damos mais um giro e enxergamos o aspecto racional e tangível da cultura, que em nada tolhe sua criatividade. Como bem expressou Picasso, "Não há arte abstrata. Você sempre precisa começar com algo. Depois pode remover-lhe todos os traços da realidade." 

Cidadescriativas – Perspectivas 

Autores: Ana Carla Fonseca Reis, Peter Kageyama (Orgs) 
Edição: Garimpo de soluções & creative cities productions 
Ano: 2011 

Apresentação: 
Este livro começou a passar de sonho a realidade em fins de 2009, como generosa contribuição voluntária de 18 dos mais empenhados estudiosos e praticantes das cidades criativas. Sua motivação conjunta era apresentar perspectivas distintas acerca de um conceito ainda em formação, apaixonante e promissor para o futuro de nossas cidades. 
A iniciativa da Garimpo de Soluções, que concebeu, organizou e co-editou voluntariamente a obra, logo foi respaldada também pela contribuição da REPENSE, agência de criatividade que, entre outras iniciativas, inseriu a temática em sua rede de Repensadores. 
Quando Creative City Perspectives veio à luz, embalada pelos fogos do réveillon de 2009, começamos a receber telefonemas e mails de profissionais e estudantes das mais diversas áreas, ávidos pelo lançamento da versão em português. Foi para atender a esses pedidos e a outros latentes que editamos agora Cidades Criativas – Perspectivas, obra acrescida de alguns capítulos e nas versões digital e impressa. 
Link: 

Economia Criativa - Como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento 

Organização: Ana Carla Fonseca Reis 
Edição: Observatório Itaú Cultural 

Tagline: A cultura e o desenvolvimento em países da África, América Latina e Ásia. versión en español – english version 


LEONARDO BRANT 
http://www.redecemec.com/



O Poder da Cultura 

Autor: Leonardo Brant 
Editora: Peirópolis 

Sinopse: 
“A IDEIA DE CULTURA, SEMPRE MOLDADA CONFORME AS VISÕES POLÍTICAS DE CADA TEMPO, DETÉM EM SI AS CHAVES DOS SISTEMAS DE PODER. CHAVES QUE PODEM ABRIR PORTAS PARA A LIBERDADE, PARA A EQUIDADE E PARA O DIÁLOGO. MAS PODEM TAMBÉM FECHÁ-LAS, CEDENDO AO CONTROLE, À DISCRIMINACÃO E À INTOLERÂNCIA” [LEONARDO BRANT] 
O Poder da Cultura está disponível nas principais livrarias do Brasil. E você pode adquiri-lo via Internet, clicando no site da Editora Peirópolis. Também disponível na versão e-book


A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante 
Autores: W. Chan Kim, Renée Mauborgne 
Editora: Campus 

Ano: 2005 
Assunto: Adminsitração e Negócios 

Sinopse: 
O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho).Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia. 

Business Model Generation: Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation 

Editora: Alta Books 

Sinopse: 
Modelos de negócios provocadores são emblemáticos em nossa geração. Ainda assim, continuam pouco compreendidos, ao mesmo tempo em que transformam a paisagem competitiva nas indústrias. Business Model Generation oferece ferramentas poderosas, simples e testadas para compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócio. 
Links: 

Business Model You - a One-page Method For Reinventing Your Career 

Editora: Alta Books 

Sinopse: 
The global bestseller Business Model Generation introduced a unique visual way to summarize and creatively brainstorm any business or product idea on a single sheet of paper. Business Model You uses the same powerful one-page tool to teach readers how to draw "personal business models," which reveal new ways their skills can be adapted to the changing needs of the marketplace to reveal new, more satisfying, career and life possibilities. Produced by the same team that created Business Model Generation, this book is based on the Business Model Canvas methodology, which has quickly emerged as the world's leading business model description and innovation technique. 

A Ascensão da Classe Criativa 

Editora: L&pm 

Sinopse: 
Milhares de homens e mulheres – sejam eles artistas ou engenheiros, músicos ou cientistas da computação – estão começando a trabalhar e a viver da mesma maneira como pessoas criativas sempre viveram. Como resultado, as escolhas que essa nova classe de trabalhadores está fazendo precipitam uma revolução socioeconômica que está só começando. 
Ao observar como, ainda nos anos 90, as empresas de tecnologia saíam de suas sedes para lugares que tinham uma provisão maior de indivíduos criativos e talentosos, Richard Florida começou a mapear uma tendência. Ao constatar esse movimento inverso, o autor percebeu também que o crescimento econômico estava ocorrendo em lugares caracterizados pela tolerância, pela diversidade e pela abertura à criatividade – porque esses eram os lugares onde indivíduos criativos queriam viver. Surpreendente, a tecnologia não era a principal força dessa transformação em curso. Em seu lugar, alterações por vezes sutis no modo de vida e na maneira de trabalhar aos poucos geravam mudanças drásticas no ambiente de trabalho, no lazer, nas comunidades e no cotidiano.
No best-seller A ascensão da classe criativa, o provocativo estudioso e teórico sobre as cidades relata as origens e os principais desdobramentos de uma sociedade em transformação, na qual o entorno criativo está crescendo e se tornando dominante. Com tabelas atualizadas e um prefácio escrito especialmente para a edição brasileira, Florida aponta para o futuro das cidades e destaca o papel decisivo da classe criativa para o sucesso do desenvolvimento global. 


LEANDRO VALIATI 


Economia da cultura e cinema: notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul

Coleção: Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira (Volume VI)
Autor: Leandro Valiati
Editora: Terceiro Nome 

Apresentação:
“Economia da Cultura e do Cinema – Notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul”, de Leandro Valiati, foi o trabalho vencedor na categoria de Pesquisa Independente no concurso do Ministério da Cultura. A obra apresenta uma análise do mercado de trabalho local, abordando a produção e seus efeitos multiplicadores, além do mercado de exibição. 
A Economia da Cultura, no cenário atual, tem condições de assumir o papel de um efetivo instrumento para compreensão plena das cadeias produtivas de bens culturais. Particularmente, se ela se constituir em uma ponte entre o pensamento acadêmico e o mundo da prática. O objetivo deste livro é contribuir para desenvolver este instrumento, convertendo conhecimento acadêmico em tecnologias exploratórias do mercado de cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário